Cabelo afro, cacheado, maquiagem para pele morena e negra, dicas de beleza

Pele negra pede cuidados de beleza específicos

Apesar da resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento, é necessário um cuidado maior na prevenção de manchas

A pele negra apresenta muitas particularidades favoráveis, como menor incidência de rugas e maior resistência ao sol. “Há uma quantidade maior de melanina, que confere um fator de proteção solar natural”, afirma a dermatologista especialista em peles negras Katleen Conceição, que atende no Rio de Janeiro aos atores Isabel Fillardis, Priscila Marinho, Lázaro Ramos, entre outros.

Isabel Fillardis recebe os cuidados da dermatologista Katleen

Também há mais colágeno na pele negra, que resulta em elasticidade do tecido. “A mulher negra apresenta menos rugas que a mulher branca. A partir dos 25 anos é indicado o uso de cremes anti-idade, enquanto uma mulher branca já começa o tratamento aos 20”, explica a cirurgiã plástica Cristina Pires Camargo.

Mas apesar da resistência natural ao sol e aos efeitos do envelhecimento, a pele negra é mais suscetível a manchas. “A pele negra tem facilidade para criar pigmentos, ou seja, manchas. Essa tendência é causada pela alta concentração de melanina”, explica a dermatologista.

A melanina tende a escurecer regiões da pele que venham a sofrer qualquer agressão – como atritos de depilação, por exemplo. Para evitar a criação ou evolução de manchas na pele, é recomendado o uso de proteção solar fator 15 na cidade e 30 na praia, no mínimo. Katleen ainda dá a dica de usar uma base com filtro de proteção no dia a dia.

Espinhas, queimaduras ou procedimentos estéticos também podem estimular o aparecimento de manchas. “É necessário ter um cuidado maior por causa do risco de pigmentação nos procedimentos, mas não se deve deixar de fazer por conta disso. O laser, por exemplo, deve ser menos agressivo, com menor potência”, afirma Katleen.

A pele negra também possui um número maior de glândulas sebáceas, responsáveis pelo surgimento de espinhas e cravos, por isso, os cuidados com a limpeza da pele devem ser intensificados. Cristina indica o uso de produtos oil-free e limpeza de pele periódica.

A atriz Priscila Marinho durante consulta de procedimento estético. É necessário ter cuidado na escolha, mas não evitá-los

5 dicas espertas de maquiagem

As recomendações foram extraídas do novo livro “Maquiagem”, de Fernando Torquato, que acaba de ser lançada e é promovido pela marca O Boticário.

1. Você pode fazer um mix de base canela e chocolate, por exemplo, para chegar ao tom exato da sua pele. Também é possível alternar a aplicação de acordo com a área do rosto, que pode ser mais escura ou mais clara.

2. Como a pele negra tende a ser mais oleosa, prefira bases acetinas e fluídas. Efeito mate também é ótima pedida. A mesma regra vale para os corretivos.

3. Um pó acetinado bem fino detona a oleosidade da zona T. Use no dia a dia batidinho.

4. Como o contorno do cabelo das mulheres negras costuma ser bem definido, é difícil fazer uma cobertura uniforme sem que a base manche os fios. A dica aqui é misturar um pouquinho de hidrante para facilitar o deslizamento e ir esfumando o produto no rosto.

5. Experimente blush em tom marrom e gloss rosado cintilante. Acredite: eles podem promover maravilhas!

Fonte: IG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s