Cabelo afro, cacheado, maquiagem para pele morena e negra, dicas de beleza

Qual é o pente que te penteia?

O hábito de utilizar o pente é antigo.

Segundo relatos históricos, o pessoal já penteava as madeixas antes mesmo da era egípcia. Permeando pela história, o pente já foi objeto de luxo, praticamente uma joia que era adornada com ouro e outros metais preciosos. Hoje o pente é popular e tem para todos os gostos, públicos e bolsos.Os pentes são voltados aos tipos de cabelo e também para qual penteado será executadoMas, em meio a tantas opções no mercado, como escolher o pente certo? Antes de tudo, é preciso, segundo a cabeleirera e técnica de beleza Marília de Oliveira Kikuchi de Sousa, analisar o tipo de cabelo para depois escolher o pente ideal (veja abaixo alguns tipos de pentes existentes no mercado e ainda os indicados para determinados tipos de cabelos).

Penteados
Além de escolher o tipo certo de pente para determinado tipo de cabelo, a técnica de beleza afirma que também é preciso saber escolhê-lo conforme o tipo de penteado. Tem pente certo para desembaraçar e tem pente certo para fazer prancha, por exemplo.

Uma verdade e um mito sobre o pentear
“Hoje os pentes são voltados aos tipos de cabelo e para qual trabalho a ser executado. A diferença é que temos pentes para desembaraçar, para cortes, penteados e aqueles que suportam altas temperaturas”, diz Marília.

Ela ressalta que o hábito de pentear os cabelos ajuda na limpeza dos fios e na hidratação, dando mais brilho, mas algumas ressalvas merecem destaque. “Quanto ao fato de pentear o cabelo direto, não é muito bom, pois você pode agredir os fios, principalmente se os cabelos estiverem muito ressecados, fazendo com que ele se quebre”, explica a cabelereira.

Para cabelos oleosos, o uso do pente também deve ser restrito, diz Marília. “Se forem oleosos, tomar cuidado para pentear porque pode estimular a oleosidade do couro cabeludo. Com o decorrer do dia, pode-se ajeitar os cabelos com a mão”.

Tipos de cabelo
Para cabelos com estruturas mais finas e lisos costuma-se usar pentes de madeira que facilitam o desembaraçar e a retirar o efeito frizz.

Para cabelos ondulados, o mais indicado é pentear, após a lavagem, com pente de madeira e largo. Este tipo de cabelo não pode ser penteado muitas vezes porque ficará armado. O melhor é ajeitá-lo com a mão.

Quando se trata de cabelos volumosos e grossos, procura-se usar pentes de material plástico com dentes largos para não danificar os fios.

Em cabelo afros, o pentear pode quebrá-los ou arrebentá-los. Recomenda-se um desembaraçar suave, com pente tipo jacaré ou pente em formato de garfo.

Limpe-os!

  • Para limpar o pente, remova os fios de cabelos tomando cuidado para não danificar as cerdas.
  • Depois, lave o pente com água e sabão neutro.
  • Deixe secar naturalmente.
  • Em seguida, borrife álcool 70% no pente, mas sem encharcar.
  • Deixe secar naturalmente.
  • Segundo a técnica de beleza, a falta de higienização pode ocasionar queda de cabelos, devido à proliferação de fungos e bactérias.

Alguns pentes

  • Os pentes com dentes finos e cabos compridos são muito bons para separar as mechas na hora da hidratação, de um alisamento e para fazer penteados.
  • Os pentes sem cabo são usados mais para realizar o corte de cabelo.
  • Os pentes mais largos e de madeira são ótimos para desembaraçar cabelos molhados após a lavagem.
  • Há também os pentes de carbono, que aguentam altas temperaturas quando usados para alisamentos (pranchas).
  • Os pentes garfo servem para dar volume.
  • Os pentes jacarés auxiliam depois de uma escovação e deixam os cabelos com aspecto mais natural e sem marcas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s